resim-noticia-revista-29-materia1

Iluminação ganha destaque e deve ter ainda mais espaço em 2022

Um bom planejamento na parte de iluminação para a casa pode fazer toda a diferença. Por outro lado, quando não é bem planejado, pode arruinar todo um projeto de interiores. Cada ambiente tem funções específicas e, por isso, precisa de uma iluminação de acordo com suas necessidades. Uma lâmpada incandescente no banheiro pode aumentar a transpiração na hora da maquiagem e uma luz muito fraca no ambiente de home office pode atrapalhar a concentração. Por sua vez, a sala de estar e a cozinha são ambientes bastante utilizados e movimentados, o que pede mais atenção na quantidade de pontos de luz, por exemplo.

Segundo Maria Luísa Alonso Y Prieto, Gerente de Produto Indústria Moveleira e Revenda da Eucatex, é sempre bom observar se há necessidade de uma iluminação funcional, específica para iluminar um espaço de trabalho, de armazenamento, de destaque, ou mesmo uma iluminação decorativa, que pode criar uma determinada ambientação. “Móveis e armários aéreos em cozinhas, por exemplo, podem formar sombras sobre bancadas e fogão. A iluminação funcional adequada para estas bancadas sombreadas, com a utilização de cor fria com leds brancos, já muda completamente o ambiente. De qualquer forma, não há como pensar a iluminação apenas como detalhe. Ela é uma etapa fundamental de qualquer projeto”, decreta a executiva da Eucatex.

Além do incômodo de uma iluminação inadequada nos ambientes, a conta de energia no final do mês também pode ser mais alta que o desejado. Existem formas de gastar menos energia optando por alguns equipamentos específicos ou até tomando certas atitudes no dia a dia. As lâmpadas incandescentes costumam gastar quatro vezes mais energia do que as lâmpadas fluorescentes, por exemplo. Outra maneira de economizar é utilizar formas para aproveitar a luz solar por mais tempo; bem como quanto mais clara for a cor utilizada nas paredes, menos iluminação elétrica será usada nesses ambientes.

“A iluminação natural foi uma das tendências para 2021, que deve ser mantida em 2022. É uma realidade em crescimento no mundo global pós- pandemia, já que, além de deixar a natureza mais presente, proporciona a economia de energia, um problema global sério, por isso o projeto hoje é pensado para trazer a melhor eficiência de economia de energia e fontes que reduzam a emissão de gazes, e permitam um ciclo mais sustentável”, declara a arquiteta Andrea Krause.

De acordo com Andrea, neste ano, o foco de um bom projeto de iluminação esteve ligado à valorização do bem-estar no lar, trazendo algumas macros e microtendências para o uso eficiente e, principalmente, consciente, levando em conta temas como sustentabilidade e mudanças climáticas. “Para quem deseja esse efeito mais natural, de aconchego, as luminárias de parede circulares, redondas e orgânicas acalmam, são indicadas para nichos e cantinhos especiais da casa. Esse uso proporciona uma atmosfera perfeita, pois passamos muito mais tempo em casa. O Dimmer, responsável pela redução da intensidade de luz, também trouxe muita funcionalidade aos ambientes nesse período de isolamento social, tanto para os espaços de descanso e lazer como de trabalho. Já a automação da iluminação, nas chamadas smart houses ou casas inteligentes, também é uma forte tendência global, pois oferece tecnologias associadas a aplicativos de celular para acender e apagar, intensificar ou minimizar a luz. Esses recursos proporcionam maior funcionalidade à iluminação da casa e ao usuário, com foco em bem-estar e redução do consumo de energia”, conclui Andrea Krause.

Para Eunice Monteiro, arquiteta sócia proprietária do escritório Creative Ocean Studio, a grande tendência em iluminação dentro de um ambiente está no controle e no aproveitamento de todos os recursos naturais e artificiais. “Abusar durante o dia da luz natural, que traz a esterilização natural dentro do ambiente e, ao entardecer, abusar do uso de LED de luz quente atrás dos espelhos, no caso de uma suíte”, indica.

O minimalismo continua a ser uma tendência muito forte nos interiores e no mobiliário, supervalorizado pelas iluminações LED, com fontes embutidas. Além da luz indireta, o LED valoriza as formas e o design do móvel, trazendo conforto e beleza aos ambientes com economia. “Canaletas de LED no forro, criando linhas que irão direcionar a luz e valorizar o teto, paredes e mobiliário. O uso de luminárias tipo spots, com lâmpadas dicróica de LED 5w 450lm dirigíveis, embutidos no forro, para direcionar o ângulo de luz que deseja para valorizar, quadros e objetos de decoração. Outra dica interessante: um banheiro precisa de luz muito mais clara do que um dormitório. Pode-se considerar 300 lux em uma cozinha residencial, 200 lux em um banheiro, 150 lux em um dormitório e 100 lux em áreas de circulação”, orienta Eunice.

Indo ao encontro dessa tendência, a Alternativa dispõe de três modelos de perfis em sua linha LED, desenvolvidos para fitas de LED de até 11mm: LED 01, perfil que traz um grande efeito ao móvel, de uso sobreposto com fixação através de fita dupla face, de fácil aplicação, permitindo a utilização de ponteira 44 para acabamento;

LED 02, permite o uso da ponteira 52, por conta de seu design, este perfil deve ser embutido na madeira e confere uma estética mais clean e elegante; e LED 03, perfil em ângulo 45º que permite projeção de iluminação em forma de cone, sua aplicação é sobreposta e a fixação é feita através do uso de fita dupla face com a utilização de ponteira 45 para acabamento.

“Dentre as linhas iluminadas, trazemos também o Raffinata, que tem como palavra-chave praticidade de regulagem, seus suportes foram pensados de modo que permitissem uma fácil montagem e a livre escolha da colocação das prateleiras e gaveteiros. Ideal para o conceito de closets abertos que, combinados com os acessórios Elegance e prateleiras Vegas, torna-se uma linha completa, podendo ser aplicado desde dormitórios, livings e até mesmo em lojas do mais alto padrão. Outra linha de extrema elegância é a Evidence, de grande versatilidade e adaptável ao seu ambiente. Criada especialmente para dar destaque na composição de vidro e alumínio como materiais preferenciais, trazendo a tendência de iluminação interna em sua decoração e proporcionando sofisticação e elegância ao móvel”, explica Juliana Rosa, Coordenadora Comercial da Alternativa.

As luminárias lineares Saluto também são fornecidas com placas de LED, às quais possuem um excelente índice de reprodução de cor, bem como uma similaridade constante na cor do LED. As placas LED da empresa foram desenvolvidas com tecnologia 100% Saluto, desta forma, de acordo com a fabricante, a durabilidade chega a ser seis vezes maior do que as fitas de LED convencionais. “Nosso processo de montagem, tanto das luminárias como das placas, sempre são feitos dentro da própria empresa, com isso podemos garantir uma excelente qualidade dos nossos produtos, que passam por um rigoroso controle de montagem. Somos inovadores e há 18 anos focamos em tecnologia para construir um mundo sofisticado e sustentável”, reforça o diretor comercial da empresa, Rafael Molardi.

Por sua vez, a Artetílica, que iniciou sua trajetória na fabricação de iluminação residencial no ano 2000 e migrou, em 2007, toda sua produção para tecnologia LED, hoje está presente nos setores de linha branca, industrial, PDV, mobiliário residencial, hotelaria, entre outros. “Dentre a extensa linha de opções oferecidas pela empresa, vale destacar a luminária de sobrepor Thin, com fixação por dupla face,120 LEDs por metro, tensão 12 V, dimensão editável até 2.800 mm e indicação para aplicação em ripados”, descreve o gerente comercial da empresa, Maicon Casagrande.

Por fim, vale ressaltar que a contribuição da iluminação num projeto de interiores pode resultar na criação de efeitos, sensação de aconchego e melhor aproveitamento de espaços. Tudo depende da utilização e do que se quer obter. “O uso correto da iluminação pode, inclusive, mudar comportamentos: uma luz quente chama o aconchego, uma luz fria pode deixar o ambiente mais azulado. Uma luz indireta pode criar um clima diferenciado. A cozinha com luz direcionada pode ajudar na identificação e na manipulação de alimentos. No mobiliário, a iluminação entra como mais um recurso na ambientação, trazendo aconchego e bem-estar. Ela pode ajudar no conforto visual e no relaxamento, em locais de descanso, por exemplo, como salas e quartos. Ela pode também ajudar em delimitações de ambientes, bem como valorizar detalhes específicos da marcenaria”, finaliza a Gerente de Produto Indústria Moveleira e Revenda da Eucatex, Maria Luísa Alonso Y Prieto.

Veja também

redesim-materia-2022-1

Tendências e inspirações para seus novos projetos em 2022

O mercado tem sofrido um forte impacto por conta das crises e dos tempos turbulentos nos últimos anos. Dessa forma, é importante ter em mente...